NOTÍCIASTaça Garcicup 2025
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Taça Garcicup 2025


REGULAMENTO DO TORNEIO



1. ORGANIZAÇÃO

O torneio de seleções regionais - Taça Garci Cup 2025 é uma organização conjunta de duas entidades: a Associação de Andebol de Aveiro e Câmara Municipal de Estarreja, e decorre nos dias 12 e 13 de Abril do corrente ano.
Na Associação de Andebol de Aveiro cabe a responsabilidade por toda a organização e logística do evento, enquanto ao Município de Estarreja compete a disponibilização das insfra-estruturas desportivas, bem como das infraestruturas para o alojamento e alimentação dos participantes.

2. FORMA DE DISPUTA
Numa 1ª fase, participarão 6 equipas, de cada género, divididas em dois grupos, com os jogos a serem disputados no sistema de todos contra todos a uma volta.
Numa 2ª fase, os grupos cruzam-se para determinar os finalistas.

3. SELEÇÕES CONVIDADAS
3.1 O Torneio é destinado ao escalão de SUB 14 Masculinos e Femininos (atletas nascidos em 2011 e 2012);

3.2 À seleção anfitriã, Aveiro, juntam-se as seleções convidadas que serão as seguintes para ambos os géneros:
. Seleção Regional de Braga
. Seleção Regional de Porto
. Seleção Regional de Viseu
. Seleção Regional de Leiria
. Seleção Regional de Lisboa

3.3 Os grupos e a ordem dos jogos do torneio serão comunicados pela organização á posteriori;

4. COMITIVAS
4.1 Cada comitiva deverá ser constituída por um máximo de 20 elementos (16 atletas e 4 oficiais);
4.2 Cada comitiva ficará alojada em sala de aula com direito a colchão;
4.3 Cada comitiva terá direito a alimentação, providenciada pela organização, incluindo almoço e jantar no dia 12/04, assim como pequeno-almoço e almoço no dia 13/04;
4.4 O alojamento e as refeições serão numa instalação escolar do concelho de Estarreja a definir;

5. DIMENSÃO DA BOLA
5.1 A bola a utilizar será a bola oficial da FAP, cabendo aos treinadores, no momento do jogo, definir o tamanho da bola a utilizar.

6. TEMPO DE JOGO
6.1 Os jogos serão disputados de acordo com as regras e regulamentos da Federação de Andebol de Portugal;
6.2 O jogo terá a duração de 40 minutos, divididos em duas partes de 20 minutos com intervalo de 10 minutos;
6.3 Só é permitida a solicitação de um “Time Out” por equipa, durante os jogos das Finais;
6.4 Os jogos serão disputados no sistema de 7x7 (6 jogadores de campo e 1 guarda-redes). Os restantes atletas, deverão permanecer sentados na sua área de substituição;
6.5 Todos os jogadores participantes devem estar devidamente inscritos na FAP, sendo a identificação realizada através do CIPA. A entrega destes respetivos documentos será feita no momento da acreditação junto da organização;
6.6 Os jogos serão realizados nos pavilhões despor vos do Município de Estarreja a indicar oportunamente;

7. PONTUAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES
7.1 As pontuações serão atribuídas da seguinte forma:
7.1.1 Vitória – 3 pontos
7.1.2 Empate – 2 pontos
7.1.3 Derrota – 1 ponto
7.2 No caso de igualdade dos pontos, no final da 1ª fase, o desempate será efetuado da seguinte forma:
7.2.1 Pelo número de pontos ob dos no jogo entre as equipas empatadas;
7.2.2 Pela diferença de golos marcados e sofridos nos jogos entre as equipas empatadas;

7.2.3 Pela diferença de golos marcados e sofridos entre todas as equipas;
7.2.4 Pelo menor número de golos sofridos na respe va fase;
7.2.5 Pelo maior número de golos marcados na respe va fase;
7.2.6 Caso não se obtenha uma correta classificação, esta será efetuada por sorteio;
7.3 Nos jogos da 2ª fase, caso as equipas terminem empatadas no final do tempo regulamentar, após um intervalo de 5 minutos, cada equipa nomeia 5 jogadores, que executam 5 livres de 7m de forma alternada.
7.4 Caso o empate ainda persista ao fim das 5 primeiras execuções de cada equipa, o método da “morte súbita” será aplicado e cada equipa irá nomear outra vez 5 jogadores (que poderão ser os mesmos).

8. PROTESTO E DISCIPLINA
8.1 Eventuais protestos serão de acordo com as regras e regulamento em vigor da FAP (Provas em regime de concentração, Titulo 12 do FGFAP e Associações);
8.2 Eventuais sanções por ocorrências disciplinares durante os jogos do Torneio, serão da responsabilidade da Associação de Andebol de Aveiro que se baseará no regulamento de disciplina da FAP;

9. ARBITRAGEM
A arbitragem será realizada pelos quadros de arbitragem da Associação de Andebol de Aveiro.

10. CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio aplicando o Regulamento Geral da FAP


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