NOTÍCIASCampeonato Nacional Andebol1
< voltar
Campeonato Nacional Andebol1

Campeonato Nacional Andebol1


Concluiu-se a 1ª Fase do Campeonato Nacional Andebol1


Fase Final - Grupo B


CF Belenenses - Águas Santas - Boa Hora - ISMAI - Arsenal Devesa - AC Fafe - Xico Andebol - S. Bernardo, são as equipas que vão disputar a Fase Final - Grupo B (Manutenção)


Após 26 jornadas que decorreram de 2 de Setembro de 2017 a 10 de Março 2018, com a realização de 182 jogos, assim se concluiu a 1ª Fase deste Campeonato Nacional Andebol1 da época 2017/2018, conseguindo-se assim determinar quais as 8 equipais que vão disputar o Grupo B, aquele que determina a manutenção, ou não, pois as duas últimas equipas classificadas descem à divisão secundária.


Da análise dos resultados e classificações podemos dizer que das 8 equipas, duas vão lutar por uma posição, aquela que será a primeiro lugar dos últimos, ou seja, o 7º lugar, são elas as equipas do Belenenses e Águas Santas que partem para esta fase com 27 pontos, mais 5 do que o 3º posicionado nesta fase, a equipa do Boa Hora que possui 22 pontos.


A equipa do Belenenses que até à última jornada lutou por uma vaga no Grupo A, mas uma segunda volta mais fraca, pois só conseguiu 25 pontos contra os 29 da primeira volta, atirou-o para este Grupo B.


Por sua vez, o Águas Santas, equipa que por tradição estava sempre presente no Grupo A, este ano fruto de uma primeira volta muito fraca, pois só angariou 25 pontos, contra os 28 da segunda volta, fazendo-o quedar pela 8ª posição e consequentemente pela disputa de uma Fase Final Grupo B, com poucos atractivos para o seu historial.


Segue-se o verdadeiro campeonato nacional Andebol1, Fase Final Grupo B, pois consideramos que as 6 equipas que se classificaram entre o 9º lugar e o 14º podem a qualquer momento estar a lutar, ou não, pela sua sobrevivência, lembrando que as duas últimas posicionadas no final descem de divisão.


Lembramos mais uma vez que, a distancia pontual entre o 9º e o 14º classificado é de 5 pontos, quando se terá de disputar 14 jornadas, correspondentes a 42 pontos em disputa, sendo que cada jogo será disputadíssimo para a obtenção dos pontos em disputa.


O Boa Hora, equipa que parte com 22 pontos para esta Fase Final - Grupo B, fruto de uma segunda volta melhor que a primeira pois somou 23 pontos aos 20 então adquiridos, não está a cobro de se descuidar durante esta fase, por isso, mesmo mais um pouco desafogado do que os outros, terá no entanto uma tarefa no mínimo de ter muito cuidado ao longo das 14 jornadas.


A equipa do ISMAI que teve uma segunda volta mais fraca do que a primeira, pois aos 22 da primeira, somente somou 20 pontos na segunda, está quase na mesma situação da equipa lisboeta do Boa Hora, mas tem com certeza de ter muito cuidado, pois mostra melhor rendimento contra equipas superiores na classificação, do que contra as equipas do seu campeonato.


Para falarmos do Arsenal da Devesa, temos a dizer que foi a equipa que teve um pior desempenho nesta segunda volta do campeonato, do que na primeira volta, pois só conseguiu 17 pontos em 13 jogos, no entanto fruto de uma melhor primeira volta em que conseguiu 20 pontos, consegue partir para esta Fase Final – Grupo B com 19 pontos, em 11º lugar.


O AC Fafe fez da regularidade pontual entre a primeira volta e a segunda ponto de honra, com a soma de 18+18 pontos, passando para a Fase Final – Grupo B com 18 pontos em 12º lugar, no entanto, julgamos que há que quebrar urgentemente este ciclo de derrotas que vem somando nestas últimas jornadas.


O Xico Andebol depois de uma primeira volta que conseguiu contabilizar 19 pontos, teve uma segunda volta quase totalmente negativa, somente uma vitória alcançada contra o AC Fafe, assim, aos 19 pontos da 1ª volta somente somou 15 na segunda, parte para esta Fase Final – Grupo B, na penúltima posição, com os mesmos pontos do S. Bernardo, 17 pontos, a um da equipa que os antecede e que é a última vaga de manutenção neste campeonato nacional Andebol1.


Para o S. Bernardo vai a lanterna vermelha, no entanto há a realçar a melhor segunda volta dos Aveirenses que ao conseguirem 19 pontos, no final destas 26 jornadas a equipa consegue manter-se em “jogo” no que se refere à manutenção, quando muitos já a remetiam para a segunda divisão. Face à segunda volta realizada e aos últimos jogos há que contar com o S. Bernardo para a “luta” da manutenção.


Enfim, face ao descrito e pontualmente comprovado, vamos ter uma fase final – grupo B, com certeza muito disputada, com muitas equipas em posição de descida de divisão, tornando a conquista de pontos muito necessário, jornada a jornada, pois só assim conseguirão atingir o objectivo de manutenção que é importante para o seu futuro na modalidade.


Boa sorte a todos, em particular às equipas da nossa Associação, pois as suas vitória, são as nossas vitórias.


O sorteio a realizar esta terça-feira 13 de Março vai determinar a ordem dos jogos.


Análise da responsabilidade do SITE da A.A.Braga

 

INSERIR COMENTÁRIO  
Nome
Email
Titulo
Mensagem
COMENTÁRIOS  
NOVIDADES SOBRE ARBITRAGEM
NOMEAÇÕES
ver nomeações
QUADROS
Quadros de Arbitragem da Associação de Andebol de Braga
OUTRAS INFORMAÇÕES
mais informações sobre a arbitragem
DESTAQUES / NOVIDADES
Notícias
Comunicados

CLUBES / SELECÇÕES
Clubes
Selecções

ARBITRAGEM
Quadros
Nomeações
Outras Informações
TAGS
Associação
Andebol
Braga
Federação
Portuguesa
Notícias
Arbitragem
Classificações
Resultados
Clubes
Selecções
Regras
Formação
Bem vindo visitante n. 5838793


2018 © Todos os direitos reservados a Associação de Andebol de Braga

WEB & DEV BY . KUATTROdesign.com