NOTÍCIASCampeonato Nacional Andebol1
< voltar
Campeonato Nacional Andebol1

Concluiu-se a 1ª volta do Campeonato Nacional Andebol1

 

Após 13 jornadas que decorreram de 2 de Setembro a 9 de Dezembro, com a realização de 91 jogos, tendo as equipas participantes no número de 14 disputado todas um jogo entre si.


Da análise e constatações sobre os resultados, verifica-se que o Sporting CP e o SL Benfica comandam a classificação com 36 pontos, tendo no entanto a equipa do Sporting vencido o encontro que opôs ambos, por isso dá-lhe a liderança, mesmo que repartida, no final desta 1ª volta.


Na 3ª posição, seguem também empatadas, ambas com 36 pontos, as equipas do FC Porto e do ABC/UMinho, sendo que neste caso a equipa bracarense foi empatar ao reduto dos portistas.


Aliás, a equipa do ABC/UMinho conjuntamente com o Sporting e o Benfica só conheceram por uma vez o sabor à derrota, no caso dos bracarenses deu-se contra a equipa do Avanca, na situação de visitado.


No que se refere a resultados entre os quatro primeiros classificados, aqueles que certamente terão uma palavra no que se refere ao titulo nacional, a equipa do ABC teve um desempenho muito regular ao ir empatar ao recinto dos 3 adversários, que diga-se em termos gerais se tornam muito apelativos no que se refere à medição da capacidade competitiva da equipa comandada por Jorge Rito.


A seguir a este grupo pode-se muito bem dizer que temos um mini campeonato entre 4 equipas, para determinar as duas que se vão juntar às quatro primeiras, na fase final, que se vai seguir após esta 2ª volta, falamos do Avanca, Belenenses, Madeira SAD e Aguas Santas.


Neste grupo de quatro equipas, neste momento, o Avanca tem alguma vantagem não só pelos resultados conseguidos, mas também pela sua postura competitiva, somando 30 pontos.


Segue-se o Belenenses que este ano está bem melhor do que em outras épocas, conseguindo um conjunto de resultados positivos que lhe conferem 29 pontos neste virar do campeonato, por isso há que contar com os de Belém na disputa de um dos dois lugares que julgamos estarem em aberto.


Sobre o Madeira SAD, talvez a maior desilusão até ao momento neste campeonato, pois pensava-se que podia discutir e estar noutra posição neste momento, o seu 7º lugar e somente 27 pontos torna curta a sua prestação, mesmo com algumas contrariedades que teve em termos de lesões. Só um Madeira SAD ao melhor nível poderá recuperar o tempo perdido nesta 1ª volta do campeonato, sabemos da capacidade do seu técnico e qualidade do plantel para dar a volta por cima nas 13 jornadas que se vão seguir.


Outra meia desilusão é a prestação “intermitente” que o Aguas Santas está a ter, pois os seus 25 pontos em 13 jogos tornam as possibilidades de apuramento para a fase final muito difíceis, não impossíveis, mas terá que ter uma “super prestação” nestes 13 jogos que se vão seguir, com a certeza que só tendo alguns resultados diversos dos que aconteceram na 1ª volta poderão levar até ao 6º lugar, aquele que determina os eleitos para a fase final.


Após estas 8 equipas surgem as 6 que ocupam os lugares da cauda do campeonato, certo que as diferenças não sendo muito grandes, antes pelo contrário entre o 9º classificado e o 13º medeiam 4 pontos, somente a equipa do S. Bernardo é que está um pouco desligada ao ter 4 pontos de diferença para a equipa que antecede, a equipa do AC Fafe, ou seja tem 14 pontos e o AC Fafe 18.


Temos em 9º lugar a equipa do ISMAI, contando 22 pontos, seguindo-se o Arsenal da Devesa e a do Boa Hora ambas com 20 pontos, faltando apenas referir que o Xico Andebol tem 19 pontos e está em 12º lugar.


Para falarmos destas equipas temos que dizer que em princípio todas pretendem e têm como objectivo a conquista do máximo de pontos que lhes permita no final desta 2ª volta, transportarem o número máximo de pontos para a 2ª fase, pois os pontos da 1ª fase serão transportados na razão de 50% para a dita 2ª fase.


Se nos reportamos ao que aconteceu nesta 1ª volta temos que a equipa do S. Bernardo transportaria 7 pontos, o AC Fafe 9, o Arsenal da Devesa, o Boa Hora e o Xico Andebol 10 pontos, tendo o ISMAI então 11 pontos, tudo isto, neste momento é muito prematuro de análise em termos de contas finais, pois sabemos que a 2ª volta, que se vai seguir, pode alterar um pouco estas pontuações.


Lembramos que descem de divisão as duas últimas equipas classificadas no final do campeonato, ou seja, após a realização da 2ª fase, que vai opor os 8 últimos classificados da 1ª fase, sendo que essas mesmas equipas começam essa 2ª fase com 50% dos postos realizados nesta 1ª fase.


Esta é uma análise que queremos objectiva, tendo as equipas a possibilidade de durante 13 jogos que se vão seguir alterarem as suas posições actuais neste campeonato, quiçá torná-lo ainda mais competitivo, aguardamos pelo desenrolar desta 2ª volta para podermos então constatar se algo se modificou, ou não.


 

Análise da responsabilidade do SITE da AABraga



 

INSERIR COMENTÁRIO  
Nome
Email
Titulo
Mensagem
COMENTÁRIOS  
NOVIDADES SOBRE ARBITRAGEM
NOMEAÇÕES
ver nomeações
QUADROS
Quadros de Arbitragem da Associação de Andebol de Braga
OUTRAS INFORMAÇÕES
mais informações sobre a arbitragem
DESTAQUES / NOVIDADES
Notícias
Comunicados

CLUBES / SELECÇÕES
Clubes
Selecções

ARBITRAGEM
Quadros
Nomeações
Outras Informações
TAGS
Associação
Andebol
Braga
Federação
Portuguesa
Notícias
Arbitragem
Classificações
Resultados
Clubes
Selecções
Regras
Formação
Bem vindo visitante n. 5736574


2017 © Todos os direitos reservados a Associação de Andebol de Braga

WEB & DEV BY . KUATTROdesign.com